ESPAÇO FAMÍLIA
Centro de Desenvolvimento da Criança e da Família

 

Especialidades > Terapia da Fala

 

1 - O que é a Terapia da Fala?

A Terapia da Fala é a área da saúde que atua maioritáriamente na  comunicação humana, ao nível das funções associadas à compreensão,  à expressão da linguagem oral e escrita, à comunicação não-verbal e  na comunicação aumentativa; Atua também nas perturbações da  voz, deglutição e motricidade oro facial. 

 
2 - Como é feita a avaliação e a quem se dirige?

A avaliação em Terapia da Fala consiste na aplicação de testes e  provas de avaliação aferidas para a população portuguesa que permite  fazer o despiste global nas várias áreas competentes à linguagem,  comunicação, fala, voz, leitura e escrita, permitindo definir um  diagnóstico através dos mesmos.
A avaliação é aplicada conforme a idade do paciente/utente (que pode  ser desde os dois anos de idade até à vida adulta ou idosa) e seus  sinais de alerta.

3 - Qual a vantagem do acompanhamento da Terapia da Fala?

O acompanhamento em Terapia da Fala permite a intervenção, a  promoção e a prevenção, das várias problemáticas: comunicação,  linguagem, leitura e escrita, voz, deglutição e motricidade.  Envolvendo a família, professores/educadores, técnicos de saúde,  como uma equipa multidisciplinar em prol da reabilitação do paciente  / utente.

4- Quais os sinais de alerta?

- Ter 2 anos e não falar;
- Ter uma patologia, síndrome, perturbação diagnosticada ou associada;
- Ter uma fala ou discurso pouco percetivel;
- Trocar vários sons durante o discurso ou letras durante a leitura  e escrita;
- Ter uma voz frequentemente rouca;
- Ter sofrido um AVC ou Traumatisco Craneano;
- Ter dificuldade em mastigar ou engolir alimentos;
- Apresentar um tónus orofacial alterado; 

- Dra. Tania Lourenço, Terapeuta da Fala